A MINHA POESIA - A MINHA VIDA

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

POEMA ALFAMA DOS MARINHEIROS




ALFAMA DOS MARINHEIROS



Os primeiros marinheiros ficaram com fama
De serem primeiros a embarcar nas caravelas
Terão nascido na velha Alfama
Bairro muito antigo cheio de vielas
O fado que se canta no bairro mais antigo de Lisboa
É da tradição que terá nascido no da também velha Mouraria
A Canção nostálgica e boa
Andava ainda com bota de salto
Está, fez e faz escala na Madragoa
Pairou no Bairro Alto
A voz de uma fadista que na grande cidade ecoa
Uma das maiores do mundo
O vadio anda por toda a Lisboa
O da voz melodiosa de emoção, inunda a fundo
Em São Paulo, Brasil, uma das vozes do fado eleitas
No “Alfama dos Marinheiros”, mulher de bonita voz, bem timbrada
Que, regularmente, pode ser ouvida é Fernanda Feitas
Uma Fadista que o fado seduziu
Tornou-a das suas eleitas
Talvez por castigo o fado num bairro antigo nasceu
Corre o mundo, mas São Paulo fixou Conceição Feitas
No “Alfama dos Marinheiros” que jamais será plebeu
Com vozes e reportório de eleição
Vozes nem sempre de Lisboa, que sabe um pobre poeta como eu?
O fado é das vielas e das veias de Lisboa
Jornadeia pelas grandes catedrais do mundo da canção
A canção de feliz nostalgia dele já faz parte
É como uma oração
Em São Paulo pode sentir-se a nostálgica felicidade
No “Alfama dos Marinheiros”
Portuguesa radicada, a cantar é Conceição Freitas
Com a beleza da sua voz
Uma voz bela que vive o fado, o fado das eleitas


Daniel Costa


CLIC E OIÇA A VERSÃO ORIGINAL, POR TONY DE MATOS, O QUE FOI CANTOR ROMÂNTICO;

http://www.youtube.com/watch?v=m1ZnSP9l84c
AGORA CLIC PARA OUVIR, A MESMA CANÇAO NO "ALFAMA DOS MARINHEIROS", NA BELÍSSIMA VOZ DE CONCEIÇÃO FRETAS.

http://www.youtube.com/watch?v=Q_6y5RVd9WE

13 comentários:

Mariazita disse...

Boa tarde, Daniel
Gostei muito deste teu poema enaltecendo o fado e recordando esse grande fadista/cançonetista romântico Tony de Matos.
Vi o vídeo e foi muito bom recordar.
Quanto a Conceição Freitas é pena a qualidade do vídeo não ser muito boa... A qualidade da voz merecia melhor qualidade no som. A verdade é que ela canta muito bem.
Parabéns pela bela postagem.
Bom fim de semana. Beijinhos

Evanir disse...

Boa Noite Amigo Daniel.
Tinha uma amiga de Portugal
a algum tempo ela deixou de entrar no msn para falar comigo.
Ficava estasiada quando ela dizia que ia ver uma noite de fado.
Uma vez ela foi num navio segundo ele
teve uma noite de fado .
Muito se falou dessa noite hoje não sei depois de anunciar
que estava doente logo ñ entrou mais no msn.
Vi o video achei lindo vendo os casais a bailar.
Gostei do seu poema onde você também fala do fado.
Amigo na verdade seus poemas sempre tem em destaque o Brasil.
Fico muito feliz de ver esse sei carinho pelo meu Pais igualmente amo o seu.
Uma noite lindo amigo querido beijos.
Evanir.
ObS: Fiquei encantada com o mobiliário do restaurante marinheiro.

Everson Russo disse...

Um belo poema meu amigo,,,e o fado é sempre uma bela canção a se ouvir...grande e fraterno abraço de bom sábado.

José María Souza Costa disse...

Fenomenal.
Avassalador.
Um fado... hum...
Felicidades, ora...
Abraços abrasileirados

Maria Rodrigues disse...

Amiga Daniel adorei o seu poema e gostei imenso de voltar a ouvir este fado maravilhoso.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria

Marta Vinhais disse...

Que bom recordar o Tony de Matos....
E percorrer um bairro típico...
Belo....
Beijos e abraços
Marta

Maria selma disse...

Oi amigo Daniel
BOM DIA!!!
Linda homenagem,
Maravilhoso Dia para você,
Beijo

Tatuagem No Meu Olhar.... disse...

Bom domingo caro Poeta

Um poema que fala com a alma... Aí o fado... doce fado... Parabéns!

Abraços nossos com admiração e carinho

Flor de sal & Tatuagem

Everson Russo disse...

Um bom domingo e uma bela semana pra ti meu amigo...abraços fraternos.

Evanir disse...

Meu lindo e tão querido amigo.
Boa noite..
Como sempre é impossivel te esquecer
estou aqui para te deixar mil beijos.
Desejar uma linda semana de muita paz
para continuar nesse mundo maravilhoso de poesia e escritos .
Querido algo deu errado não recebi a poesia .
me manda novamente no email
evanir_garcia@hotmail.com
Estou ansiosa para ler sei que ficou linda antes mesmo de ler.
Bjs meus.
Evanir

MARILENE disse...

É uma casa conceituada e de excelentes pratos. O fado jamais perderá seu lugar, encantando na melancolia.
Bjs.

Everson Russo disse...

Um dia repleto de poesia pra ti meu amigo...abraços fraternos.

Desnuda disse...

Querido amigo Daniel,


Um poema belíssimo e rico em informações. A citação homenageando a talentosa fadista Conceição Freitas, adorei.

Beijos com carinho